13 May 2011 ~ 1 Comment

Flight #6 public invitation

Due to the fact that this post is intended to invite local Portuguese people to our 6th flight in June, we thought it would be appropriate to write in Portuguese this time, our apologies to our foreign followers.

NewImage

No dia 26 de Junho vamos fazer mais um voo Spacebits, o nosso sexto. E desta vez, tendo em conta que temos até à data 100% de taxa de sucesso com cinco voo feitos, decidimos ir “extreme” e aumentar drasticamente a dificuldade da tarefa de recuperação do payload. Como tal escolhemos um local mítico de Portugal para o fazer: na Serra da Estrela no seu ponto mais alto, a Torre.

Tal como foi prometido na TEDxCovilhã e tal como fizemos no nosso épico primeiro voo em Castro Verde vimos por aqui convidar-vos a juntarem-se a nós nesse dia e participarem activamente na parte mais divertida da empreitada, no lançamento e na caça do Payload.

Quem já participou sabe como é, divertimento e adrenalina puros, não precisamos de vos cativar. Para os restantes recomendamos vivamente a leitura das nossas histórias dos voos #1, #2 e #3,4,5 para ficarem com uma ideia do que vos espera.

Assim sendo, convite feito, vamos aos detalhes.

Local de lançamento: Serra da Estrela, Torre.

Data: 26 de Junho de 2011, às 11h.

Coordenadas GPS: 40.321161,-7.613666

O plano é lançar o balão, perseguir o mesmo, recuperar o payload, voltar à Torre, celebrar.

Como fazer para participar?

Envia um email para spacebits@sapo.pt com o teu nome e o teu contacto telefónico. Este email será incluido numa lista que nós usaremos para enviar outras informações. O contacto telefónico servirá para enviar as coordenadas do balão durante o voo.

O que é necessário levar?

Este é o kit básico de sobrevivência a uma caça do Spacebits:

  • Um carro para a perseguição do balão. Quando mais de guerra for o carro melhor, pode dar-se a necessidade de ter que andar por caminhos de terra ou estradas em más condições. Não esquecer de encher o depósito.
  • Muita água e comida leve. Barras de energia, fruta, outros.
  • Um inversor de 12/220V para ligar ao isqueiro do carro dá imenso jeito. São baratos e podem-se comprar no AKI. A equipa do Spacebits vai levar alguns para emprestar.
  • Um GPS ou equipamento de navegação semelhante. Deve permitir a introdução manual das coordenadas de lat/lon (alguns equipamentos não o permitem).
  • Um telemóvel. Não é absolutamente necessário mas ter um plano de dados ajuda pois vamos ter algumas aplicações online para ajudar os caçadores. O fallback é receberem as coordenadas do balão por SMS, periodicamente, durante o voo. Um iPad com 3G é especialmente útil pelos mesmos motivos.
  • Roupa fresca, chapéus, protector solar.
  • Um ou mais pares de walkie talkies ajudam na comunicação da equipa.
  • Câmaras fotográficas e/ou de filmar são bem vindas para registar a aventura.

Há uma mailing-list preparada para os participantes. Aquivo aqui. Inscrição aqui.

Como é que acompanho a viagem do balão e o persigo?

Cada grupo receberá as coordenadas com a latitude e longitude do balão através de mensagens de SMS no seu telemóvel de contacto, em tempo real, periodicamente, durante toda a viagem do mesmo e enquanto tivermos comunicação com o sistema.

Adicionalmente a equipa do Spacebits vai disponibilizar ferramentas online e aplicações Mobile.

O que fazer quando recuperar o payload?

A equipa que recuperar o payload deve informar imediatamente a organização, que se encarregará de informar todos os participantes e regressar ao ponto de encontro, na Torre, para devolver o equipamento, que nos permitirá recuperar os dados recolhidos, as fotos e os videos da viagem até ao limite da estratosfera.

Preciso de possuir algum skill especial?

Não. Boa disposição, energia e espírito aventureiro bastam. Mas se fores alpinista, montanhista, tiveres um Jipe ou uma moto4, tendo em conta o local, pode dar jeito :)

Notas finais

O Spacebits é um projecto amador realizado por um grupo de amigos que partilham uma visão comum: desafiar o que parece impossível, construir coisas fantásticas, ultrapassar as barreiras, partilhar as suas experiência, e divertirem-se à brava. Especialmente a última. E é com este mesmo espírito que temos o maior prazer em vos convidar.

Se tiverem questões adicionais, coloquem-nas na discussão deste artigo mais abaixo.

  • Anamargarida és uma burra!

    o minha ganda porca devias era engolir o preservativo e cagar uma alheira.
    Quem te dera era engolir um ipad, e conseguires navegar na net